Comprovação de eficácia – Sabonete Antisséptico White Per
O estudo avaliou a eficácia antimicrobiana do Sabonete Antisséptico WHITE-PER.
Objetivo
O objetivo do estudo é apresentar através dos testes internos realizados, a eficácia do Sabonete Líquido Antisséptico WHITE-PER, utilizando-se de metodologia qualitativa de fácil interpretação, visualizando a inibição de crescimento bacteriano frente as cepas de: Salmonella, Staphylococcus aureus, Bacillus subtillis, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Aspergillus Níger e Candida Albicans.
Introdução
O presente estudo teve início em laboratório de Microbiologia instalado na própria unidade. O laboratório de Microbiologia foi devidamente planejado e implementado com o objetivo de atender a todas as nossas unidades, seja para avaliações referentes ao monitoramento da qualidade de nossos materiais, produtos e higienização de nosso sistema fabril ou para a realização de pesquisas inovadoras com foco na melhoria continua de produtos já consagrados e de novas composições.
A importância da higienização das mãos é a prevenção da transmissão das infecções baseada na capacidade da pele para abrigar microrganismos e transferi-los de uma superfície para a outra, por contato direto, pele com pele, ou indireto, por meio de objetos.
Comprovação de Eficácia
O estudo a seguir, avaliou a eficácia antimicrobiana do Sabonete Antisséptico WHITE-PER. O produto foi testado frente a microorganismos/cepas gram positivas, gram negativas, fungos e leveduras.
O Sabonete líquido WHITE-PER é amplamente utilizado na higienização e antissepsia das mãos de profissionais das áreas de saúde, alimentícia, entre outros que manipulam objetos expostos a microrganismos patogênicos.
Tem propriedades emolientes, hidratantes e antimicrobianas.
Sua composição contém uma associação cuidadosamente balanceada, de largo espectro bactericida e fungicida, com propriedades efetivas frente uma grande variedade de microorganismos.
Eficácia pelo método Disco-Difusão
O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966, por Bauer e Kirby.
O teste fornece resultados qualitativos. É um dos métodos de suscetibilidade mais simples, confiável e mais utilizado pelos laboratórios de microbiologia. O seu princípio básico é a difusão do disco impregnado com o antimicrobiano na superfície de uma placa contendo meio de cultura, que é rico em nutrientes no qual as bactérias podem se multiplicar.
O antimicrobiano se difunde na área ao redor do disco, e um halo de lise bacteriana se torna visível.
Fotos de Eficiência do Sabonete White Per
Cepa de Salmonella ATCC 14028 – presente em alimentos, causa intoxicação alimentar
Cepa de Bacillus Subtilis ATCC 19659 bactéria resistente, sobrevive em condições ambientais extremas.
Cepa de Staphylococcus aureus ATCC 6538 – bactéria causadora de infecção grave de pele, podendo causar septse e choque séptico.
Cepa de Escherichia coli ATCC 8739 – bactéria presente no intestino grosso e fezes, pode causar infecção urinarias, diarreia grave.
Cepa de Pseudomonas aeruginosa ATCC 9027 – bactéria causadora de infecção hospitalar
Cepa de Aspergillus Níger ATCC 16404 – presente em alimentos estragados, causa doença pulmonar.
Conclusão
De acordo com os resultados obtidos no ensaio, o sabonete White Per é considerado eficaz frente os microrganismos testados, devido ausência de crescimento microbiano ao redor da amostra.
Vanessa Angelo dos Santos
Microbiologista
Farmaceutica – Bioquimica CRF 63.822
Fonte: Nippon Chemical